Avaliação de desempenho ganha novo modelo

Uma gestão mais próxima, e, ao mesmo tempo, padronizada e sistematizada. Esse é um dos principais resultados da reestruturação realizada no setor de RH da Even, que começou em 2012. Entre as mudanças mais significativas está a implantação do novo modelo de gestão de desempenho, que é baseado na avaliação das competências e dos resultados obtidos pelo colaborador. A partir dessa análise, além da performance de cada profissional, é possível avaliar o potencial, determinar o valor da parte variável da sua remuneração e ainda orientar seu plano de carreira. Mesmos critérios Para dar mais objetividade à avaliação, o processo é iniciado pela autoavaliação, seguida pela avaliação do gestor da área, depois passa por uma discussão com a área de Recursos Humanos e uma validação no comitê da diretoria a que pertence e, a partir dos cargos de gerência, pela análise do comitê de consistência da Diretoria Executiva. “Antes a avaliação era feita somente pelo gestor da área. Agora temos um processo mais sólido e transparente. É claro que consideramos as peculiaridades de cada área, mas os critérios e a forma de avaliação são os mesmos”, afirma Karlla Fernanda Leitão, gerente de RH da Even. De acordo com Karlla, a percepção dos colaboradores tem sido muito positiva. “Essa nova avaliação traz mais objetividade à subjetividade, por isso os colaboradores estão mais confortáveis em relação ao processo. Todos estão cientes de que cada caso foi analisado detalhadamente, por um grupo de profissionais e sob os mesmos critérios”, completa.