Sustentabilidade desde a incorporação

O início do programa Ação Vizinho nos empreendimentos da Even agora acontece mais cedo. O contato com a comunidade no entorno dos empreendimentos começa já na fase de incorporação, ou seja, no momento em que os colaboradores da empresa chegam para a construção do estande de vendas. De acordo com Paulo Pinheiro, que atua na Gerência de Operações da Incorporação (GOI), a ideia é criar um relacionamento desde o início das atividades de vendas, aproximando a Even da comunidade local e promovendo ações que buscam reduzir o impacto das atividades realizadas no terreno. O primeiro movimento é o envio de uma carta de apresentação a todos os vizinhos próximos ao terreno. Em seguida, vem a montagem dos pontos de coleta seletiva de resíduos recicláveis para a comunidade do entorno. Periodicamente, o material é recolhido e destinado para cooperativas cadastradas, gerando renda para as família dos cooperados. “Com a ampliação do programa para a fase de incorporação, podemos iniciar o diálogo com a comunidade quando chegamos à vizinhança, o que ajuda a aproximar esse relacionamento”, afirma Paulo. Mensalmente, a comunidade pode acompanhar a quantidade de resíduos coletados em um painel colocado ao lado das baias de coleta. Engajamento de toda a equipe Nos estandes de vendas, a preocupação com os impactos ambientais vai além da construção. O dia a dia do atendimento também possui procedimentos que buscam uma operação sustentável. Com apoio da consultoria Instituto Muda, empresa especializada em gestão de resíduos, todos os colaboradores e agentes envolvidos na operação passam por treinamentos sobre a correta separação, destinação e reciclagem – um trabalho de conscientização que pode ser aplicado também fora da empresa. “Essas iniciativas reforçam o compromisso da Even com a sustentabilidade em todos os seus produtos imobiliários e em todas as fases do empreendimento”, completa Paulo.